sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O BOBO DA CORTE


  Há um antiga história a respeito de um rei, que  de acordo com os costumes da época, tinha o seu Bobo da Corte. Estes bobos da corte tinham o direito de dizer a verdade aos reis e príncipes, por mais amarga que fosse. Sendo amarga de mais, simplesmente dizia-se: "Ele é um bobo, apenas um bobo."
            Um dia o rei deu ao seu bobo, um cetro prateado com sininhos dourados na ponta e disse: "Com certeza você é o maior bobo que existe. Caso um dia você encontre um mais bobo que você, lhe entregue este cetro."
           O bobo carregou o cetro por muitos anos - até o dia em que recebeu a notícia de que o rei estava pra morrer. Ele correu até o quarto do doente e disse: "Meu Rei, ouvi dizer que você pretende fazer uma grande viagem!" 
"Não pretendo, mas preciso!" Respondeu o rei.
"Oh, você precisa?? Então há um poder que está acima dos grandes da terra. Bem, mas com certeza você voltará logo?" "Não!" - gemeu o rei. " Não se volta da terra para a qual eu vou."
   O Bobo tentou consolá-lo: " Com certeza você preparou esta viagem há muito tempo. Imagino que você tenha tomado todas as providências para ser regiamente recebido nesta terra de onde ninguém volta."
O rei abanou a cabeça: "Eu me esqueci disto. Nunca tive tempo de preparar essa viagem."
"Então foi inesperada, você nunca soube que faria essa viagem!!" concluiu o bobo.
"Saber eu sabia...Mas, não tive tempo de me ocupar na preparação dela." lamentou o Rei.
Então o bobo colocou lentamente o cetro sobre a cama do rei e disse: 
"Você me ordenou que desse este cetro àquele que eu encontrasse e fosse mais bobo do que eu. Rei, tome o cetro! Você sabia que teria que entrar na eternidade e que de lá não se volta, e mesmo assim não se preocupou em fazer com que as moradas eternas lhe estivessem abertas. Rei, você é o maior bobo!"

Ótimo dia!!! 


Disse o bobo no seu coração:Não existe Deus. 
Têm-se corrompido, fazem abomináveis obras, não há quem faça o bem. 
(Salmos 14:1

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Natal é mais verdadeiramente Natal quando nós celebramos dando a luz do amor áqueles que necessitam mais. Feliz Natal para si e para todos os seus.
São os votos do Peregrino E Servo.
Abraço.